Vamos considerar uma situação hipotética
Você
precisa da aprovação de determinado departamento para a realização de uma
atividade. Para piorar, essa aprovação exige a assinatura de um documento
impresso, e os responsáveis por assiná-lo encontram-se em unidades de trabalhos
distintas. Assim, esse processo apresenta:
- Excesso
de movimentação: quantas vezes esse
documento é despachado para coleta das assinaturas?
- Espera: quanto tempo você fica sem poder realizar a atividade
aguardando a volta do documento?
- Excesso
de tarefas no processo: será que
havia mesmo a necessidade de mais de uma assinatura?
- Processos
manuais: não seria possível aprovar a
atividade de forma mais automatizada, sem que fosse preciso esse documento
impresso?
Como eliminar as tarefas desnecessárias do seu processo?
Você já tem o mapeamento
do seu processo, agora vai desmembrá-lo de acordo com as etapas que
o compõem. Em seguida, classificar essas etapas conforme o impacto que causam
no seu produto ou serviço.
Você pode classificar as etapas do seu processo da seguinte
forma:
1.
Etapas que agregam valor
ao produto ou serviço (AV)
2.
Etapas que agregam valor
ao negócio (AVN)
3.
Etapas que não agregam
valor (NAV)
Etapas que agregam valor ao produto ou serviço (AV)
São aquelas que agregam valor ao seu produto ou serviço e que,
por consequência, implicam diretamente a percepção e a satisfação do seu
cliente.
Perguntas chaves:
- Seu
cliente pagaria por essa etapa?
- Seu
cliente concorda que essa etapa é fundamental para que os objetivos dele sejam
atingidos?
- Se
essa etapa fosse removida, seu cliente perceberia a queda de qualidade do
seu produto ou serviço?
Se as respostas para as perguntas acima forem afirmativas, a
etapa agrega valor ao seu produto e geralmente, não é indicado que ela seja
removida.
Etapas que agregam valor ao negócio (AVN)
São aquelas nas quais o cliente não sente o impacto diretamente,
mas sim a organização. São as etapas nas quais o seu negócio pode ser afetado
positiva ou negativamente.
Perguntas chaves:
- Esta
etapa é importante para o desenvolvimento, melhoria ou crescimento do meu
negócio?
- O
negócio sofrerá algum impacto a longo prazo se essa etapa for removida?
- Essa
etapa é fundamental para cumprir alguma regulamentação ou obrigatoriedade
imposta pela lei?
É importante ter em mente que aqui os objetivos da organização é
que estão em foco. Aquilo que é importante para o desenvolvimento e a
sustentabilidade do negócio.
Etapas que não agregam valor (NAV)
Por fim, aquelas etapas que não impactam nem o seu negócio, nem
seus clientes, são consideradas etapas que não agregam valor e são essas que
podem ser retiradas do seu processo.
Nessas etapas estão envolvidas atividades que geram retrabalho, reenvio,
esperas em função de correção de erros causados por falta de padronização,
falta de conhecimento e/ou desinformação da equipe, entre outras.
Seja
crítico
É muito importante ter visão crítica, embasamento e certeza.
Agora…
Está na hora de eliminar aquelas que não são de interesse nem
para a satisfação de seu cliente, nem para o crescimento da sua organização.
Voltando para o nosso exemplo hipotético, citado anteriormente,
ao passarmos o documento impresso para um documento digital que aceitasse uma
verificação apenas, reduziríamos o tempo de espera, a movimentação e o excesso
de tarefas. Seriamos mais eficientes, o processo
seria mais inteligente e, consequentemente, estaríamos melhorando
nosso fluxo de trabalho.
Melhoria contínua
Esse é o maior benefício da eliminação de etapas desnecessárias
do seu processo: a otimização. Processos robustos, complicados, desenhados de
forma complexa vêm na contramão do dinamismo do mercado atual.
Por isso, é importante buscar manter sempre presente o ciclo
de melhoria contínua através da análise dos fluxos de trabalho e dos processos
executados, para que se possa desenvolver as atividades com maior eficiência e
aumentar a produtividade.









