images

11 Nov 2019

Projeto Pre-mortem

Por que os Projetos falham?

Uma razão é que muitas pessoas relutam em falar sobre suas reservas durante a Fase de planejamento.

Ao dar ouvidos aos contrários que estão bem informados sobre a empresa e suas fraquezas, você pode melhorar as chances de sucesso do projeto.

Imaginando que um evento já ocorreu - aumenta a capacidade de identificar corretamente razões para resultados futuros em 30%.

Método chamado pre-mortem, que ajuda as equipes de projeto a identificar os riscos desde o começo. Um pre-mortem é o hipotético oposto de um postmortem.

Um pre-mortem em um ambiente de negócios vem no início de um projeto ao invés do fim, então que o projeto pode ser melhorado em vez de fazer uma autopsia. Ao contrário de uma sessão típica de crítica, em que os membros da equipe do projeto são solicitados o que pode dar errado, o pre-mortem opera supondo que o “paciente” tenha morrido, e assim pergunta o que deu errado. A tarefa dos membros do time é gerar razões plausíveis para o fracasso do projeto.

Um pre-mortem típico começa depois que a equipe foi informado sobre o plano. O líder começa o exercício informando a todos que o projeto falhou espetacularmente. Ao longo dos próximos alguns minutos aqueles na sala de forma independente anote todas as razões que eles podem pensar para o fracasso - especialmente os tipos de coisas que eles normalmente não mencionariam como problemas potenciais,por medo de ser indelicado.

Em seguida, o líder pergunta a cada membro da equipe,começando com o gerente de projeto, para ler um razão de sua lista; todos afirmam um razão diferente até que todos tenham sido registrados.

Após o término da sessão, o gerente de projeto revê a lista, procurando maneiras de fortalecer o plano.

Embora muitas equipes de projeto participem análise de risco de pré-lançamento, a perspectiva prospectiva de abordagem retrospectiva oferece benefícios que outros métodos não.

Com efeito, o pre-mortem não ajuda apenas as equipes a identificar potenciais problemas no início. Também reduz o tipo de atitude de torpedos muitas vezes assumida por pessoas que investiram demais em um projeto.

Além disso, ao descrever as fraquezas que uma outra pessoa não mencionou, os membros da equipe se sentem valorizado por sua inteligência e experiência, e outros aprendem com eles. O exercício também sensibiliza a equipe a detectar sinais precoces de problemas depois que o projeto estiver em andamento.

No fim, um pre-mortem pode ser a melhor maneira de contornar qualquer necessidade de um pós-morte doloroso.